Superstições

 

Quem é que nunca entrou em um casa ou em algum lugar com o pé direito ou não bateu na madeira para isolar o azar? Algumas supertições já fazem parte do dia-a-dia das pessoas, pelo menos de grande parte delas. Elas participam da própria vivencia humana e não há lugar no mundo sem sua inevitável presença. Onde se originaram as superstições e por que as pessoas são tão influenciadas por elas? Resultam normalmente do vestígio de cultos desaparecidos ou da deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos, condicionados ao tempo e à mentalidade popular.

Em todo o mundo, as superstições variam conforme a época, local, cultura e hábito de vida. Superstições mais comuns: medo de gato preto, não deixar um calçado com o solado virado para cima, não passar debaixo de escada, não vestir roupa pelo avesso, não subir degraus começando com o pé esquerdo. São centenas de gestos ou atos instintivos subordinados à mecânica do hábito, sempre de caráter defensivo ou na tentativa de evitar um mal maior.

As superstições podem dar-se por pensamento (Fazer três pedidos quando se vê uma estrela cadente); por palavras (dizer ISOLA! - quando alguém se referir a um malefício acontecido a outra pessoa); e por atos (levantar da cama com o pé direito para que o dia seja benéfico).

Não se deve confundir superstição com crendice. Acreditar almas penadas, fantasmas, bruxas... não é superstição, é crendice. Superstição é, dependendo de circunstâncias, atribuir poderes maléficos ou benéficos a certos fatos, ou criaturas, animais ou coisas.

Da superstição é que vem o apelo a talismãs, amuletos, esconjuros, orações, benzeduras, tudo para defender do azar ou mau-olhado. Para evitar um azar, é importante bater na madeira ou fazer figa com a mão. Legítima defesa? Quem sabe!

Wanderlino Arruda

 

Links:

História de M. Claros
História M. Claros

Poemas

Poemas blogs
Poema Virtual
Poetry Poem
Poesia Brasileira

Academia 11
Academia de Letras
Brasil Poesias
Brazilian Culture
Brazilian Literature

Rotary 4760 hpg
Rotary Club
Rotary Norte

Elos Clube hpg
Elos MG
Elos Clube M. Claros

Agenda
Agenda 2
Astro
Aventura 100
Balade
Banner
Biblioteca
Blog Poemas
Blue Book

Brésil Poétique
Channel 202
Charm Poem
Charme
City Links
Connecting BR
Crônicas
Culture
Cultura Virtual
Denilson Arruda

Ebooks
Ebook Wander
Emociones
Espiritismo Online
Folclore
Forest 133
Fortune
Fundação Rotária
Gold Democracy
Horizon 51
House Tree
Island 111
Links Espíritas
Links Espíritas hpg
Literature
Litoral Sol
Logos Brasil
Love
Love Ideas

Love Poems

Messages

Mensagens
Mensagens Espíritas
Mensagens p/ Lembrar
Multiply
Pensamento 11
Planalto Brasil
Poetry
Portal Dois
Portal Dois 1
Predicado
Predicado 1
Prefácios

Promenade 33
Skymaster 100
Soneto Música
Tempo Brasil
Tempo Virtual
Tempo Virtual 1
Tripod

Tropical Amazon
Wander - H
Wander - Humor